QUAL DAS OPÇÕES VOCÊ, EMPREENDEDOR, ESCOLHERÁ PARA GERAR MAIS RESULTADOS?

Há hoje uma profusão de metodologias novas de autoconhecimento. E é muito comum nestas situações as pessoas ficarem confusas quanto ao seu uso e, por serem novas e desconhecidas do grande público, muitas vezes até são alvos de críticas.

Efetivamente algumas tem pontos de intersecção entre elas, mas todas tem objetivos e diferenciais bem definidos. E todas estas abordagens visam auxiliar o ser humano a ter maior qualidade de vida e/ou gerar mais resultados. Abaixo discorro sobre algumas delas.

Os consultores são profissionais que são especialistas em uma área e são pagos para resolverem um problema específico. Contratados para darem respostas. Agem na empresa e em seus processos e não na pessoa do empreendedor. São comprometidos com a performance organizacional.

O consultor pode também dar treinamentos com o objetivo de sua informação chegar a equipe inteira de forma uniforme. Entretanto, se der treinamento com objetivos de desenvolver individualmente, já identifico este profissional como facilitador de grupos.

O facilitador é o profissional especializado na condução de grupos de pessoas visando o seu desenvolvimento pessoal. A diferença do instrutor está na forma de condução e nos objetivos do curso. O Instrutor instrui algo, o facilitador facilita o aprendizado com objetivo de se conseguir habilidades ou autoconhecimento através de vivências, jogos e dinâmicas.

Talvez hoje a maior confusão se dê entre coaching e terapia. O coach é um profissional que vai, individualmente, através de perguntas e técnicas, tirar do cliente respostas que irá conduzi-lo a um futuro desejado. Um bom coach é aquele que não interfere, não opina nas decisões do cliente. Apenas conduz. Nesta abordagem, entende-se que o cliente é o especialista dele e cabe ao coach auxiliá-lo a descobrir suas respostas.

A terapia busca alívio e cura de sintomas psicológicos que podem ser diagnosticados como doenças. Na terapia o cliente busca a saúde mental enquanto no coaching ele busca o crescimento mental. Coaching não corrige e sim gera alternativas. O coaching, o ajuda a estabelecer o que quer no futuro e o que fazer no presente para atingir.

Ainda dentro das novas metodologias cito o Mentoring ou Mentoria. Diferentemente do coaching, na mentoria o mentor pode e deve dar opiniões, sugestões e possibilidades de caminhos.

Se pensarmos bem, Mentoria não é algo novo. A própria estrutura familiar já é formada para o mais velho ser o mentor dos mais novos. Em culturas orientais, como a japonesa, por exemplo, os mais velhos são muito respeitados pela sabedoria adquirida ao longo da vida e é função deles transmitir aos mais novos.

O Mentor é aquele que tem a experiência, já passou pelas situações ao qual o mentorado está ou irá passar. Desta forma, contribui muito para a velocidade do seu desenvolvimento e consequentemente dos resultados.

No mundo corporativo, “Mentoring” é um processo de ajuda em que uma pessoa mais experiente na organização “adota” o executivo para orientá-lo na escalada da sua carreira. As empresas que utilizam esta metodologia com sua equipe têm resultados fantásticos. Entretanto, dificilmente se vê empresários tendo mentores. Atribuo este fato a 2 motivos:

1. Uma é a resistência cultural. Ou seja, pode ser que o empresário sinta-se vulnerável ou menos capaz se necessitar de ajuda.  Se você é empresário já deve ter-se sentido muito sozinho. Solitário em suas decisões e um mentor pode ajudá-lo muito.

2. Acredito que seja justamente a falta de profissionais com experiência e expertise em lidar com empresários.

Enfim, enquanto todas estas práticas que citei acima são comuns no meio empresarial, infelizmente no mundo empreendedor, principalmente do pequeno empreendedor, ainda são raras.

Qual das formas acima gerará um impacto mais positivo nos teus resultados?

Não importa qual, o importante é que aja, comece já e se transforme.

Conheça o meu canal Mentoria de Bolso, onde forneço conteúdo específico para você que é empresário ou está iniciando um negócio.

Grande abraço

Paulo Sanchez

QUAL DAS OPÇÕES VOCÊ, EMPREENDEDOR, ESCOLHERÁ PARA GERAR MAIS RESULTADOS?

Há hoje uma profusão de metodologias novas de autoconhecimento. E é muito comum nestas situações as pessoas ficarem confusas quanto ao seu uso e, por serem novas e desconhecidas do grande público, muitas vezes até são alvos de críticas. Efetivamente algumas tem pontos de intersecção entre elas, mas todas tem objetivos e diferenciais bem definidos. E todas estas abordagens visam auxiliar o ser humano a ter maior qualidade de vida e/ou gerar mais resultados. Abaixo discorro sobre algumas delas. Os consultores são profissionais que são Continue lendo

TRÊS REFLEXÕES QUE VOCÊ DEVE FAZER ANTES DE ESCOLHER UM RAMO OU ÁREA DE ATUAÇÃO PARA O SEU NOVO NEGÓCIO

O sonho de muitos é empreender. Sonham em ser os donos do próprio nariz e prosperar financeiramente. A internet está abarrotada com exemplos de empreendedores que largaram tudo e hoje estão muito bem de vida. Além de inúmeros cursos que te ensinam “passo a passo” como ter sucesso, na maioria das vezes em negócios digitais. Toda esta carga de informação motiva muitos a iniciar um negócio. Alguns por necessidade e outros por oportunidade (Não quero entrar nesta seara da oportunidade x necessidade agora. Isto é Continue lendo

O QUE O SURF TEM A VER COM A SUA VIDA?

O QUE O SURF TEM A VER COM A SUA VIDA?

Tomar decisões para a maioria das pessoas não é um processo fácil. Ainda mais em decisões importantes como mudança profissional, por exemplo. Sair da região em que você tem controle e conhecimento pode gerar uma insegurança tamanha que te faz não decidir, ou adiar esta decisão. Não decidir já é uma decisão. A pior delas que você pode tomar, mas isto é uma outra história. Deixa eu usar uma analogia aqui para ser mais claro. Eu fui surfista, ou melhor eu sou surfista. Quem é Continue lendo

Bem vindos Outsiders

Bem vindos Outsiders

É, todos deveríamos ser Outsiders em algum momento da vida. Nem que seja para o próprio desenvolvimento pessoal. Admiro muito todos aqueles que realizam o movimento de tornar-se um Outsider. Mesmo que fracasse, e este termo é forte pois acredito que ninguém fracasse, simplesmente tem resultados não desejados e desistem, um Outsider tem vida dentro dele. Vida é aprendizado. Viver é a arte de aprender com as adversidades que surgem e evoluir. E não há maior retrocesso do que ficar preso aos seus medos. O Continue lendo